prevnext
Menu

Estudo de Caso – Neopath

No livro Projeto do Produto (R$139,54 – Amazon), lançado pela Editora Elsevier Brasil (Cristiano Ferreira, Eduardo Romeiro, Redson Gouvinha, Ricardo Naveiro e Paulo Augusto Cauchik), os autores fazem um estudo de caso sobre o desenvolvimento do produto Neopath para o mercado de telecomunicação, e o domínio da equipe de desenvolvimento da tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol), a tecnologia que transforma sinais de áudio analógicos, em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet.

 

capa2

Projeto do Produto (R$139,54 – Amazon), Editora Elsevier Brasil. Cristiano Ferreira, Eduardo Romeiro, Redson Gouvinha, Ricardo Naveiro e Paulo Augusto Cauchik.

Para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de novos produtos e processos, a equipe de desenvolvimento do Neopath se instalou no Parque Tecnológico na UFRJ. Também foi necessário o investimento na capacitação de engenheiros elétricos com grande experiência em desenvolvimento de hardware em tecnologias de TIC. O domínio da tecnologia VoIP era muito importante, pois ela viria a substituir as tecnologias de comunicação digitais e analógicas existentes.

 

modelos2

Esquerda – Segundo protótipo do produto desenvolvido pela Unidade de Desenho Industrial do INT. Direita – Serie TradeDeck de 2000.

O produto final foi o Terminal de comunicação Neopath, que representou um grande avanço brasileiro no domínio da tecnologia VoIP. O novo produto permitia rápida comunicação, e integrou recursos de telefonia, videoconferência, envio de mensagens e documentos.

A aceitação do Neopath pelos mercados financeiros e de centros de decisão, legitimou as qualidades difundidas do produto. Atualmente, empresas como Caixa Econômica, Fundação Petros, Banco do Nordeste, Banco de Brasília, entre outras, utilizam a solução Neopath para um melhor dinamismo e desempenho no seu ambiente de negociação.

No estudo de caso apresentado pelo livro, foi ilustrado como a capacidade dos engenheiros da equipe de desenvolvimento, o ambiente colaborativo de incentivo a inovação tecnológica, e a visão estratégica de futuro, permitiram o avanço no desenvolvimento da tecnologia dos terminais VoIP e a criação do NEOPATH.

 

neopath 1 2

Neopath Terminal T11 lançado em 2013