prevnext
Menu

Neopath patrocinadora do Evento Hackathon

HACKATHON

Dos dias 6 a 8 de dezembro de 2016 aconteceu no espaço Coworking do Parque Tecnológico UFRJ o evento Hackathon Sustentabilidade.  O evento aconteceu com o patrocínio da Neopath Integrated Systems, e apoio do Sebrae e do Parque Tecnológico da UFRJ.

Hackathon é uma maratona de programação que reúne hackers, programadores, desenvolvedores, inventores, designers, ou qualquer um que queira se engajar para criar projetos a partir da exploração de dados abertos, visando gerar soluções acessíveis a todos.

Durante três dias os participantes estiveram imersos em um ambiente colaborativo, onde desenvolveram suas ideias, participaram de oficinas e atividades extras, finalizando com a apresentação dos projetos pelos participantes no último dia.

O objetivo dessa edição baseia-se na pergunta “Como transformar o meio urbano em um espaço mais inteligente e sustentável?” onde o espaço de experimentação das ideias foi o próprio Parque Tecnológico da UFRJ.

PALESTRAS

O evento contou com palestras de representantes do Parque Tecnológico, do SEBRAE, e de representantes de empresas que apoiaram o evento.

Igor Paladino Costa, da NIS, apresentou a solução de computação em nuvem Openstack, ofertada pela NIS. Diego Souza da empresa Wespa, parceira da Neopath, fez uma apresentação sobre Sistemas de Localização. Foram realizadas também palestras sobre economia circular, e sobre os desafios do Parque Tecnológico.

 

foto1

Apresentação de Diego Souza e Igor Paladino Costa.

O EVENTO

O evento contou com 18 participantes, divididos em 5 grupos. Os projetos apresentados pelos grupos do Hackathon envolveram diversas áreas diferentes. Desde biologia, a tecnologia de aplicativos celulares e uso de materiais.

A Banca Examinadora, composta por representantes do Sebrae, do Parque Tecnológico e da Neopath Integrated Systems, indicaram como vencedor na categoria Melhor Green Hack o projeto GreenData, um sistema de monitoramento que utiliza sensores para evitar o desperdício de água e eletricidade.

O grupo ligado ao HUB de Inovação da UFRJ venceu a escolha da banca na categoria Melhor Solução Ambiental, com o projeto “Suave”, um espaço de interação social que conta com wi-fi, educação ambiental e sistema de vermicompostagem (utilização de minhocas para transformar rejeitos orgânicos em compostos de qualidade).

Todos os participantes irão receber curso e mentoria oferecidos pelo Sebrae.

 

foto7

Participantes do Hackathon Sustentabilidade

foto6

O prêmio Melhor Green Hack foi para o projeto GreenData.